Blog    
Início | Login
[Nokia Classics] Miki's World - Coletânea   62 10
E aí turma, aqui não é o A182, é o Fagner, que já faz alguns dias que não posta na Maratona de Férias (cortesia da operadora TIM Brasil).

Enfim, hoje vou trazer um dos melhores clássicos da Nokia que com certeza você deve ter jogado, na verdade, uma coletânea, com todos os jogos da série deste clássico. Estou falando de Miki's World, é claro.
Na época em que foi lançado, foi planejado que Miki's World seria uma trilogia, já que o Java não tinha tanto recurso como hoje, mas nem tudo saiu como o planejado e Miki's World tomou um rumo um pouco diferente, mas isso veremos depois.
Vamos aos jogos!

--//--

Miki's World 1: The Lost Tiara


O que será que essa droga de tiara tem de tão especial para todo mundo se matar atrás dela?


Miki's World 1: The Lost Tiara foi lançado em 2002 e ficou disponível de graça na extinta Nokia Software Market, a ancestral da também recente extinta Loja Nokia (valeu Micro$oft...). O jogo foi produzido por uma empresa que eu nunca ouvi falar chamada Sumea e publicada pela própria Nokia (a Sumea foi comprada pela Digital Chocolate anos depois, mas isso não vem ao caso agora).
O jogo conta a história da tiara perdida da Princesa Amie. Ela estava se exibindo com a tiara por aí quando veio um pássaro que estava de saco cheio disso e bateu na cabeça dela, derrubando a tiara céu abaixo. Storm Master e seu servo Mork estavam dormindo numa boa quando a tiara caiu nas cabeças deles e Storm Master ordenou que Mork encontrasse a tiara para ele. E eis que então do nada surge um garoto chamado Miki que não tinha nada a ver com o assunto, mas que também resolve procurar a maldita tiara.


Miki deve estar viciado na última coletânea postada aqui, já que ele está andando por aí fingindo que está tocando guitarra.


Considerando a época, o jogo é muito bom visualmente. Infelizmente ele é muito curto, tendo apenas um nível e uma boss battle, além disso, o jogo é extremamente fácil, você não terá trabalho algum para fechá-lo.


No mundo de Miki, três pássaros são mais fortes do que um semideus capaz de lançar raios.


Seu objetivo no jogo é bem simples, você deve controlar Miki pulando nas plataformas e nuvens, coletando moedas pelo caminho. Há duas salas secretas com moedas escondidas no nível.
Não há inimigos, sua única preocupação é que na metade da fase, Mork irá aparecer e lhe lançará raios em câmera lenta. Durante o caminho você pode libertar pássaros e estes lhe ajudarão durante a boss battle construindo plataformas para você, mas se você quer algum desafio, eu recomendo que você não liberte esses pássaros, pois você terá um desafio a mais para libertar os pássaros necessários na batalha final. Coletar as moedas é muito importante, pois a medida que você as vai pegando, elas vão lhe dando vidas extras e se você coletar todas as moedas você libera o jogo bônus.


O jogo bônus mostra porque as produtoras tinham mais criatividade com jogos Java em outros tempos.


Como diria o A182, o criador do jogo bônus devia estar pendurado em um fio de alta tensão com um notebook, fazendo a declaração do imposto de renda, jogando Campo Minado e xingando muito no Twitter ao mesmo tempo.
Sério, você vai gastar tanto ou mais tempo jogando o jogo bônus do que o jogo principal (ou não).
O jogo bônus é um típico jogo de tabuleiro onde joga você (Miki) contra o Mork. O objetivo é preencher os slots com moedas.
Quando os slots estiverem cheios, as moedas irão se espalhar para os slots adjacentes. Os slots dos cantos se enchem com duas moedas, os das laterais com três e os demais com quatro. Ganha quem capturar todas as moedas do adversário.
Acho que tudo o que posso dizer é isso, o resto da dinâmica bacana dele é só jogando para entender.

Como o jogo é de 2002, consegui apenas duas resoluções úteis (e por úteis, quero dizer maiores, as outras eram pequenas demais com relação as resoluções dos celulares Java de hoje). A versão 320x240 é uma conversão perfeita da 176x144 feita por mim. Aviso que é impossível converter esse jogo com o Screen Resinze sem uma pós edição manual depois, portanto essa resolução é exclusiva para vocês do WapBrasil. Então se vocês verem ela por aí, já sabem de onde veio. Se você quiser esse jogo convertido em alguma resolução específica, é só pedir aí nos comentários, beleza?

DOWNLOAD
128x128
176x144
320x240

--//--

Miki's World 2: The Storm Master


A história continua e Mork também continua querendo pegar no seu pé... literalmente.


Como nosso querido Java não aguentava na época, Miki's World foi dividido, surgindo então o Miki's World 2: The Storm Master, lançado também em 2002 junto com o primeiro jogo (tanto que ao terminar o Miki's World 1, ele informa que este jogo podia ser baixado na Nokia Software Market).
A história continua de onde parou no primeiro jogo, quando Miki, depois de tanto trabalho (ou nem tanto assim), finalmente encontra a tiara perdida da Princesa Amie, mas justo quando já comemorava, Storm Master aparece e rouba a tiara com a intenção de devolver a princesa pessoalmente. Mesmo com Storm Master querendo fazer a mesma boa ação que ele, Miki fica com raiva depois de tanto trabalho que teve para recuperar a tiara (ou nem tanto assim [2]).
Hmm... agora as coisas estão começando a fazer mais sentido, talvez eles estejam se matando por causa da tiara porque o Rei deve estar oferecendo uma recompensa ou até mesmo a sua filha em casamento, então tanto Storm Master como Miki querem dar uns péga na princesa.
Enfim, antes de minhas teorias idiotas que nada têm a ver com a história do jogo, o mais importante é que Miki persegue Storm Master a todo custo para recuperar a joia. Enquanto isso, Mork não ficou muito satisfeito por Miki tê-lo feito apanhar de três passarinhos e corre atrás dele procurando vingança.


Além dos raios em câmera lenta que "fazem sentido", temos Mork encapetado para atrapalhar.


Como é praticamente a segunda parte de um único jogo, Miki's World 2 não se diferencia muito de seu antecessor, a mesma jogabilidade, gráficos e objetivos, todos são os mesmos. O jogo também tem só uma fase e uma boss battle e duas salas secretas no nível principal. Uma diferença é que você não liberta mais pássaros e sim coleta arco-íris, mas estes possuem a mesma função de formar plataformas durante a batalha final e novamente recomendo que você não os colete para ter um desafio maior. E falando nisso, a fase desse jogo é mais difícil do que o anterior, além disso, a principal diferença é que Mork ficará te perseguindo o tempo todo na fase, lhe pressionando a ponto de você esquecer e acabar encostando nos raios em câmera lenta, que retornam neste jogo também. A dificuldade aumenta se você seguir minha dica de não pegar os arco-íris, pois alguns deles estão bem óbvios e quase impossíveis de não pegar, então você terá que fazer desvios para não pegá-los. E claro, sem eles a batalha final ficará mais difícil também, como no jogo anterior. Com tudo isso, esse jogo tem um nível de dificuldade mais satisfatório que o anterior.
O jogo bônus também está de volta, com a mesma dinâmica, só que seu adversário agora é o Storm Master.


Seu filho da... espera aí, "Thou"? Isso não está certo.


Agora vem a parte triste, onde preciso dar um pequeno spoiler sobre o final do jogo. [INÍCIO DO SPOILER] Como esperado, Miki recupera a tiara e sobe até o Cloud Castle para devolvê-la a Princesa Amie. Aí surge o personagem mais burro e odiado, o Gatekeeper, que como indica o nome, é o guarda do portão do castelo. O imbecíl por alguma razão não lhe deixa passar, mesmo com a tiara em mãos. [FIM DO SPOILER] Então o jogo promete que a história continua em Miki's World 3: The Gatekeeper, o qual ainda não havia sido lançado na época. Infelizmente, esse jogo nunca foi lançado por alguma razão, nos deixando com a trilogia incompleta. Triste não é? Nunca saberemos o que aconteceu com Miki. Certo é que coisas novas e interessantes viriam nesse jogo, já que o antagonista não seria um semideus lançador de raios (em câmera lenta).


Um jogo que infelizmente nunca iremos ver...


De volta ao Miki's World 2, trago as mesmas resoluções do 1 e a 320x240 deste também foi convertida por mim.

DOWNLOAD
128x128
176x144
320x240

--//--

Miki's World: The Lost Tiara (Remake)


A partir daqui dá para chamar o Miki de mascote da Nokia.


Anos se passaram, a Sumea foi comprada pela Digital Chocolate, a Nokia fechou a Nokia Software Market (para abrir a Ovi Store depois). Porém, ao que parece, mesmo com a Sumea tendo-o criado, os direitos de Miki's World parecem ter ficado com a Nokia (parece a história do Crash Bandicoot, não?).
Quando a Nokia lança sua linha S40v5, houve alguns poucos celulares de resolução 128x160 (como meu velho Nokia 2760) e eis então que a Nokia trás por padrão nesses celulares uma espécie de remake/atualização do primeiro jogo chamado Miki's World: The Lost Tiara, ou seja, o nome é o mesmo, só que sem o 1. Essa versão é a mais conhecida e também a mais difícil de se achar. Estou certo de que, se você conheceu Miki's World, foi porque provavelmente ele veio por padrão no seu Nokia.

Nessa atualização, a Nokia fez com que o jogo fluísse melhor nos aparelhos Nokia que o receberam, além de possibilitar parar o jogo e continuar de onde parou mais tarde. Além disso traduziu o jogo para muitos idiomas e adicionou um sistema multilinguagem sincronizado com o do aparelho, o qual deixa o jogo no idioma em que seu Nokia estiver. Em outras palavras, tornou Miki's World um jogo nativo dos Nokia, um Nokia Classic.

O jogo em si continua o mesmo, a diferença básica é o final do jogo, que foi alterado não necessitando de uma sequência. Em outras palavras, a Nokia desconsiderou o Miki's World 2 e o não lançado Miki's World 3 e deu um final vago no Miki's World 1. Eu no lugar da Nokia teria compilado o 1 e o 2 em um jogo só e mudaria o final do 2, mas enfim...

A versão 128x160 abaixo foi suprida por Nitheesh.k89 do UC Forum. As demais resoluções são conversões perfeitas da 128x160, feitas por Nitheesh.k89 também, todas perfeitas e funcionando corretamente. Eu não testei, mas creio eu que essa versão pode ser convertida com o Screen Resinze numa boa. Infelizmente elas não estão em português, quem sabe se eu arrumar meu Nokia 2760 algum dia eu compartilhe o Miki's World que veio por padrão nele, já que aquele está em PT-BR. Até lá, aproveitem o que temos, já é algo raro.

DOWNLOAD
128x160
176x220
240x320

--//--


E é isso aí, chegamos ao final de mais uma postagem, muito obrigado a todos que leram tudo, pois dá trabalho fazer reviews e não sabem como me deixam feliz aqueles que as leem. Muito obrigado!
Peço que, se há alguma informação errada, diga nos comentários, pois algumas eu tirei de fontes não totalmente confiáveis.
Até a próxima postagem, fui!

Créditos:
Versões 320x240 (MW1 e MW2) convertidas por FagnerLSantos (a.k.a. Eu!)
Versão 128x160 (MW1R) suprida e versões 176x220 (MW1R) e 240x320 (MW1R) convertidas por Nitheesh.k89

Postado por Fagner
Sabado, 30 de Janeiro de 2016
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™