Blog    
Início | Login
Fuchsia é o novo sistema da Google: será este o fim do Android?   0 4
Já tem algum tempo que a Google vem planejando desenvolver um novo Sistema Operacional (SO) que, além de ampliar seus horizontes, Nos últimos dias recebemos a confirmação de que este SO está realmente sendo feito e que se chamará Fuchsia!

Ainda há poucas informações sobre o sistema, porém já se sabe que ele será voltado para aparelhos móveis como smartphones e tablets, com possibilidade de rodar também em notebooks. Você já deve saber que o Android é atualmente o SO o mais utilizado no mundo (ultrapassou até o Windows!), porém a Google acredita que o sistema não pode alcançar todo o seu potencial, por conta da maneira como ele foi estruturado (Kernel Linux e Java Runtime).

Ao contrário do Android e do Chrome OS, o Fuchsia abandonou o Kernel Linux, e está sendo construído a partir do Kernel desenvolvido pela própria Google, o Magenta. Desta forma, a empresa ganha liberdade total para desenvolver o SO desde a raiz.

Se pararmos para pensar, a estratégia da Google faz bastante sentido, já que ela é a única das três grandes da tecnologia (Microsoft, Apple e Google) que ainda não tem um ecossistema próprio, e de quebra ainda resolve o antigo problema das licenças Oracle, que há tanto tempo vem atrapalhando o crescimento do Android. Em termos de design, ainda é cedo falar, mas o que já vimos na internet é uma interface bem parecida com a atual Material Design do Android 7.
A Armadillo (que é como a Google está chamando a nova interface) utiliza o Flutter SDK, que permite que sejam criados Apps para Android e iOS usando o mesmo código fonte, agilizando assim muito a vida dos desenvolvedores.

Como podemos ver, o Fuchsia pode ser a solução de diversos problemas para a Google, ao mesmo tempo que abre caminho para o controle total da empresa sobre o seu ecossistema móvel, gerando maior integração entre hardware e software (novos aparelhos Pixel), no melhor estilo Apple.

Em suma, é muito cedo dizer que o Android vai morrer, mas uma coisa é certa: se a Google está gastando rios de dinheiro no desenvolvimento de um novo SO, não vai ser só para usar como passatempo. Então prepare-se para em breve ver o Fuchsia rodando em diversos dispositivos.

Fontes: 9to5google, Ars Technica, AndroidPit
Postado por Dwkeka
Quinta, 15 de Junho de 2017
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™