Blog    
Início | Login
Wikipedia encerra projeto que permitia acessar o site sem gastar 4G   1 64
A fundação Wikimedia, responsável por gerenciar a Wikipedia, anunciou na sexta-feira passada que pretende encerrar o programa Wikipedia Zero em 2018. O programa era voltado para países em desenvolvimento, nos quais o acesso à internet é mais limitado, e permitia que as pessoas acessassem o site sem gastar seus planos de internet móvel ou fixa.

Esse acesso "sem custo" era possível graças a parcerias entre a fundação e as operadoras locais. Segundo a Wikimedia, foram fechadas 97 parcerias com operadoras de 72 países ao longo dos seis anos de duração do programa. Ao todo, essas parcerias permitiram que mais de 800 milhões de pessoas tivessem acesso gratuito à enciclopédia colaborativa digital.

Desconhecimento
Mas segundo a fundação, o interesse e o uso do programa estavam em queda. Um dos motivos para isso é que os planos de dados estavam ficando mais acessíveis. Por outro lado, a Wikimedia percebeu, por meio de pesquisas, que uma parcela pequena das pessoas fora da América do Norte e da Europa conheciam a Wikipedia.

Para mudar isso, a fundação realizou campanhas de divulgação do site nos países em que mantinha o programa. Deu algum efeito: segundo o anúncio, no Irã o reconhecimento da wikipedia aumentou 30%, e na Nigéria as campanhas levaram o site a mais de 15 milhões de pessoas.

Segundo a Wikimedia, "esses sucessos nos deram várias ideias quanto a novos caminhos para nossas parcerias, e ao longo do próximo ano nós exploraremos novas maneiras de usar essas pesquisas e o trabalho com a Wikipedia Zero para direcionar trabalhos futuros com parcerios". Mas por enquanto a fundação não deu mais detalhes sobre o que pretende fazer.

Surpresa
O fim do projeto significa que as pessoas que usavam a Wikipedia Zero precisarão pagar por um plano de dados suficiente para permitir o acesso ao site, como o Engadget aponta. Parece ser um retrocesso na missão inicial da fundação de levar a todas as pessoas a soma de todo o conhecimento da humanidade.

Como o repórter Manish Singh nota, no entanto, a fundação teve problemas para levar seu programa a alguns países justamente pelo fato de que ele privilegiava o acesso à enciclopédia. Isso ia de encontro ao princípio de neutralidade da rede, defendido pela legislação de diversos países. Por mais que o acesso gratuito à Wikipedia pudesse ser considerado bom, ele abria um precedente perigoso.

Fonte: olhar digital
Postado por Dwkeka
Segunda, 19 de Fevereiro de 2018
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™