Blog    
Início | Login
4G de 700 MHz chega a São Paulo e Porto Alegre no final de julho   13 2
A frequência de 700 MHz (banda 28) para o 4G vai demorar um pouco mais para chegar a São Paulo e Porto Alegre. Ao contrário do previsto no anúncio do final do mês passado, as redes celulares das regiões metropolitanas das duas cidades só terão suporte à faixa em julho, quando os canais de TV que a ocupavam terminarão de ser remanejados e os equipamentos usados por operadoras acabarão de ser instalados. As informações vêm do Telesíntese.

Os 700 MHz, porém, já estão liberados para uso de redes de celular em Belo Horizonte e cidades nas redondezas da capital mineira. Ao todo, a frequência deveria estar disponível ainda em junho para 40 municípios em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A chegada do espectro de 700 MHz para o 4G dá às operadoras um alcance maior de sinal em suas antenas em comparação com as frequências de 1.800 e 2.600 MHz. Assim, as empresas conseguem cobrir uma área mais extensa instalando menos equipamentos, barateando custos. Além disso, essa faixa pode ser usada para oferecer velocidades maiores de acesso quando aliadas às outras frequências já disponíveis, o que significa um eventual crescimento nas ofertas de 4,5G e também de recursos como chamadas de voz sobre LTE.

Vale lembrar, no entanto, que nem todas as operadoras do país se beneficiarão da disponibilidade da nova faixa em mais municípios. Apenas Claro, Vivo e Tim participaram do leilão da Anatel ainda em 2014, deixando Oi e Nextel de fora.

As três empresas já inclusive adotam o espectro em algumas cidades espalhadas pelo Brasil. A Vivo ativou recentemente sua cobertura de 700 MHz no Rio de Janeiro, assim como a Claro. A Tim, por sua vez, anunciou ainda em 2016 que quer cobrir 3 mil cidades brasileiras com seu 4G nessa faixa de frequência até o final deste ano.

Fonte: olhar digital
Postado por Dwkeka
Segunda, 11 de Junho de 2018
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™