Blog    
Início | Login
Google pode ser investigado por anticoncorrência com Android no Brasil   9 0
O Google pode ser investigado por causa do Android no Brasil. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estuda a possibilidade de abrir uma investigação contra a empresa pelo uso do sistema móvel para dificultar concorrentes no mercado.

A informação foi dada pelo presidente do órgão antitruste, Alexandre Barreto. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Barreto disse que atualmente a autarquia analisa o caso e ainda vai decidir se vai abrir uma investigação formal contra o Google.

A recente multa imposta pela União Europeia ao Google é a inspiração da possível investigação. O Cade está estudando o caso europeu para saber se as práticas condenadas na Europa também são aplicadas no Brasil.

A União Europeia condenou o Google por dificultar a atuação de concorrentes no mercado de smartphones, e vai ter que pagar uma multa de 4,3 bilhões de euros (cerca de R$ 19 bilhões).

De acordo com o órgão antitruste europeu, o Google usa o Android para fortalecer seus próprios produtos em detrimento de outros desenvolvedores: o Chrome instalado em todos os celulares, por exemplo, incentiva usuários a adotarem o browser do Google em vez de buscar alternativas.

Além da possível investigação pelo uso do Android, o Google também está sendo analisado pelo Cade por outro caso. A empresa é acusada de prática anticoncorrência em compras online ao favorecer o Google Shopping e deixar concorrentes como Buscapé e Bondfaro em desvantagem. O órgão deve julgar o caso em plenário ainda neste ano.

Fonte: olhar digital
Postado por Dwkeka
Quarta, 15 de Agosto de 2018
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™