Blog    
Início | Login
The King of Fighters '98: Ultimate Match   96 72


The King of Fighters '98 é um grande clássico dos arcades e talvez o KOF com maior sucesso de todos, também o último com Kyo como protagonista e em minha opinião o último dos KOF decentes. Lançado em 1998 óbviamente, para o Neo Geo, sistema de arcade da própria SNK Playmore (que ainda era SNK na época). O jogo era incrível porque trazia a maravilhosa jogabilidade do The King of Fighters '97 combinada com uma porretada de personagens, 38 no total, sem contar os alternativos, isso se deve ao fato de que era o primeiro spin-off da série que tinha como objetivo reunir todos os personagens que apareceram nos KOF anteriores em um único jogo, mesmo que eles tenham morrido. O jogo foi o grande rival do Street Fighter Alpha 3 na época e foi portado para inúmeros consoles. Em 2008, em comemoração aos 10 anos da existência do jogo, a SNK Playmore lança uma atualização chamada The King of Fighters '98: Ultimate Match, a qual trazia várias melhorias e inclusive os personagens de KOFs anteriores que faltavam no KOF '98 original. Nesse mesmo ano a SNK Playmore resolve também premiar os celulares chineses com uma versão Java desse incrível jogo em comemoração aos 10 anos, também chamada Ultimate Match apesar da simplicidade, jogo que eu nem sabia que existia no Java e que não era MOD, fui informado por um visitante do site sobre sua existência.

Gráficos


- Vai morrer Kusanagi!
- Pare de dançar e venha Yagami!


A parte gráfica do jogo é boa, apesar de ter sido simplificada é a mesma que vemos no Neo Geo, porém os cenários foram simplificados de uma maneira que os tornou "repetitivos" nas texturas e os personagens perderam várias animações. Os gráficos no geral estão no nível médio.

Sons e músicas

Esta parte está ótima, as músicas mesmo que em MIDI estão no nível das do Neo Geo e tão boas quanto as versões arranged que vemos no PSone. O único mal é que apenas Kyo, Athena, Omega Rugal e Orochi possuem músicas próprias, sendo que Athena e Orochi usam seus temas de KOF '97 e os demais personagens usam um único tema, Esaka Forever, tema de Kyo no KOF '97. Já as demais músicas como as de menu e a da abertura (sim! O jogo tem até abertura!) estão fiéis ao original.

Jogabilidade


Terry e Athena em uma disputa de [s]Hadouken[/s] poderes.
É, ainda sinto falta da tag [s][/s].


Aqui é que está o melhor do jogo. Claro, não chega aos pés do Street Fighter II porque os KOF tem uma jogabilidade mais complexa, mas ainda assim é muito boa.
O jogo possui o sistema de 4 botões original que vemos no jogo:
1 = Soco Forte
3 = Soco Fraco
7 = Chute Forte
9 = Chute Fraco
Cada personagem possui até três golpes especiais, sendo um deles Super Especial, que gasta um nível da barra de energia Advanced.
OK, 1 = Especial 1
OK, 3 = Especial 2
OK, 7 = Especial 3
OK, OK, OK, 9 = Super Especial
Alguns especiais possuem continuação, é melhor ver no tutorial de cada personagem, indo na 1ª opção no menu principal e depois na 4ª opção.
Você também pode mudar para outro sistema de controles indo nas configurações (1ª e depois 5ª opção no menu e depois mudar a penúltima opção). Os controles ficarão assim:
OK = ataque
OK, direita = Especial 1
OK, cima = Esp. 2
OK, trás = Esp. 3
OK, OK, OK, baixo = S. Especial

O sitema do jogo é o clássico de ir batendo em todo mundo e chegar no chefe (1ª opção e depois 1ª de novo no menu) e há também um Survival (1ª e depois 2ª opção) e o Training (1ª e depois 2ª).
O lado ruim de tudo é que os Loadings são extremamente lentos.

Personagens


The King of 8 Fighters!


O jogo possui apenas 8 personagens, sendo 2 liberáveis. Como o jogo é complexo, dá pra entender o porque de poucos personagens, o mal foi que personagens como Ryo Sakazaki e Kim Kaphwan ficaram esquecidos. Devido a isso, não temos o tradicional modo de times do KOF e sim o modo de 1 x 1 com sistema de rounds. O jogo só é chamado Ultimate Battle por causa que o Orochi está presente no jogo e não estava no KOF '98 original:
* Kyo Kusanagi
* Terry Bogard
* Iori Yagami
* Mai Shiranui
* Chris (Orochi Mode)
* Athena Asamiya

Chefes liberáveis:
* Omega Rugal
* Orochi

Conclusão e opinião pessoal

O jogo tem muitos prós e vários contras também, mas a jogabilidade exelente e que não se resume a apenas um botão mata todos os problemas. Os Loadings são extremamente lentos e intediantes, mas vale a pena, KOF '98 é um dos melhores jogos de luta para celular ao lado do Street Fighter II, do Super Street Fighter II e do Ultimate Mortal Kombat 3.

DOWNLOAD
Multiscreen
Postado por Fagner
Sexta, 19 de Julho de 2013
Comentários
Pesquisar no blog:    
   home | blog | english
wapbrasil.net™